assim disse o nário, um cadim pra cima de belzonti

Galera, tive que cortar muito pq o que o Nário me passou tinha mais de 2000 "verbetes" o que eh baum tamêm, mas ia desanimar de ler. Então separei só um tanto bão...

ABRIR O GÁS
Se mandar, ir embora
AFETADO (MENINO)
Menino com jeito de fresco
ABUSAR
Perturbar, encher o saco (mainha, manda Cecília parar de me abusar!)
AGRESTIA
Baixaria, mau gosto (deixe de agrestia!)
AGRESTE
Bruto, mal educado; chegado a uma baixaria
ALUADO
Abobalhado, desligado, de lua
ALTEAR
Aumentar o volume (do rádio)
ALEIVE
Mentira, absurdo (ê aleive!)
Procurar saber o preço
APOQUENTADO
Nervoso, irritado
APAZ
Rapaz, cara (Você vai sempre? Apaz, sei não...)
AONDE
De jeito nenhum (em resposta a uma questão: “Você vai comprar isso?” “Aonde?!”)
ARERÊ
Confusão, agito
ARENGUEIRO
Que procura confusão
AVEXADO
Apressado
BADOGUEIRA
Mulher feia, jaburu
BAHIA/BAHÊA
Cara (Ô bahêa, quanto é isso aqui?)
CAIR NA TACA
Apanhar (Ele mentiu, aí caiu na taca)
CAIXÃO E VELA
Morreu aí, não há mais o que fazer; dançar em alguma coisa
CARECER
Precisar (Carece não, viu?)
CEDER A CAUDA
Dar o rabo
CERCA-LOURENÇO
Frescura, nove-horas, complicação (Esse cara tá cheio de cerca-lourenço!)
CERTA FEITA
Uma vez (Certa feita eu ia passando por ali e ...)
CHEGA FIQUEI
Até fiquei (Corri tanto que chega fiquei com dor de facão)
CHEGUE
Vem cá (Chegue, meu nego, chegue)
CHIADA
Reclamação (Deixe de chiada!) Ou então: Esse cara é cheio de chiada!)
COMER ÁGUA
Beber (bebida alcoólica)
COMO A PORRA
Pra cacete (Esse cara fala como a porra!)
COMO SEM FALTA
Sem falta (Te entrego amanhã, como sem falta)
COMO UM CORNO
Pra cacete (Tá pesado como um corno)
CORTAR VOLTA
Ficar enrolando pra contar alguma coisa (Conte logo, rapaz! Fica aí cortando volta, ôxe!)
CRENDEUSPAI!
Creio em Deus Pai!
CRIAR CABELO
Deixar o cabelo crescer
DAQUI PRA
Até (Daqui pra sexta-feira eu te entrego)
DAR NOME
Falar palavrão
DAR OZADIA
Dar espaço para, dar uma brecha (Deu ozadia... agora todo dia, ele vai querer um pouquinho...)
DE HOJE
Há muito tempo (De hoje que eu tô aqui esperando!)
DE HOJE A OITO
Semana que vem
DESENXABIDO/DESENXAVIDO
Fora do ar, sem tesão, desanimado
É GRAÇA?!
É mole?!; você já sabe, né? (Para pessoas, quando alguém arma alguma coisa: Marilza é graça?!)
É NINHUA
Nada pra você (Qual é a sua? É ninhua, rei!)
ESSA MENINA
Tipo de tratamento vocativo; -Ô essa menina, venha cá!
FALAR MAIS QUE A NEGA DO LEITE
Falar pra cacete
FALAR OZADIA
Falar palavrão ou de coisas obscenas
FIQUE,VIU?
Ameaça de agressão, para que alguém deixe de perturbar o outro
FUDEU MARIA-PREÁ
Fudeu tudo, fudeu geral
GASTURA
Nervoso (quando o giz escorrega no quadro: “Não faça assim, me dá a maior gastura”)
LÁ ELE
Outra pessoa, não eu
LENHADO
Em má situação, em mau estado, fudido
MAIS
Com (Eu vou mais Flávia pra Morro de São Paulo)
MAIS EU
Comigo (Você vai mais eu?)
ME FIAR
Confiar (Dadinha, vou me fiar em você na prova amanhã, viu?)
MEU NEGO
Meu filho, meu chapa (Chegue meu nego, chegue)
MORDA AQUI!
Aqui, ó! Quer me fazer de otário?
MORDER A CORDA
Cozinhar alguém, protelar, não se comprometer
NA PIPOCA
Brincar o carnaval sem ser em bloco
NÃO TEM (...) CERTA
Essa vai ser fogo explicar ... Usado para confirmar algo, mesmo que exista algum empecilho (Você vai à praia com essa chuva? Ôxe, não tem chuva certa!)
NESSISTANTI / NES’STANTI/ NESTANTI
Agora há pouco, neste instante (Ele saiu daqui nes’stanti)
NUM SABE?
Sabe? (Acho que eu vou, num sabe?)
NUM TÔ AÍ NEM VOU CHEGANDO
Nem é comigo
NUM TÔ CUMENO NADA DISSO
Nem vem que não tem, não tô acreditando nessa história
Ô, MAIS TÁ!
Ora essa!, Veja só!
ÓI, ME DEIXE, VIU?
Por favor não toque nesse assunto, tá? (mas querendo que toque)
ÓI SUA VIDA!
Olhe lá! Tenha cuidado!
ÔXE!
Puxa!, Qual é?, Que é isso? (ver oxente, xen e xente)
PERAINDA
Peraí
PERCATA
Sandália
PERDER A CHAVE
Ficar sem graça, perder o rebolado
PRA MAIS
Acima do normal (Esse menino é pra mais)
QUANDO ACABA
Além de tudo, além do mais, afinal, no final de contas (depois de uma sucessão de fatos) (...e quando acaba, ele veio me pedir desculpas)
QUERER CONTA
Ligar, se preocupar (Ele não tá querendo conta comigo)
QUETAR
Ficar quieto (Quete aí, menino!)
REBOCADO
Com certeza (Tá rebocado como eu vou a essa festa!)
RETADO
Do caralho; capaz; gente boa; invocado, puto da vida; bravo; interjeição de espanto: Ô, retado!
SE ASSUNTE!
Tome vergonha!; Se ligue!; Se olhe!
SE AVIAR
Andar rápido
SE CAMPAR
Se dar mal
SE PLANTE, BRÓDER!
Fique na sua, meu irmão!
SE RESPEITE!
Me respeite (Se respeite, rapaz, que eu não sou menino!)
SE SAIA, HÉURIS!
Se toque meu camarada, se mande!
SEMPRE
Mesmo (Você vai comprar isso, sempre?)
TABACUDA
Bucetuda

Faltou o CHULADA que é uma mulher reta, sem bunda, kkkkkkkkkkkkkkkkkk


Trem mais isquisito esse sô, catei do meu balaio mêss

 

0 Tricotada:

""O leitor que mais admiro é aquele que não chegou até a presente linha. Neste momento já interrompeu a leitura e está continuando a viagem por conta própria.""

Mário Quintana